Stratford - Inglaterra

quarta-feira, 4 de setembro de 2013
Stratford - Inglaterra


Se quiser ficar longe das multidões nas principais atrações turísticas ligadas à vida de Shakespeare, evite a alta estação. Depois de Londres, Stratford é o segundo destino mais procurado pelos turistas na Inglaterra.
Foi da americana Margaret Halsey o famoso frase: ‘Stratford só tem história pulverizada – adicione água quente, mexa bem e você terá um delicioso e saboroso Shakespeare’. A ironia de suas palavras não é bem-vinda por aqui, mas o fato é que os turistas podem desanimar diante da cidade natal de Will: frequentemente é descrita nos guias como sendo um pouco mais do que uma ‘armadilha turística’ ou ‘um lugar sem relevância’.
É verdade que os proprietários locais não se acanham quando se trata de incentivar a conexão de Shakespeare com a cidade – procure nomes como Thespian’s (um restaurante), Will’s Place (um bar), Much Ado About Toys, e assim por diante. A Sheep Street, ficou refém de butiques, restaurantes e lojas de souvenirs caras. Se isso tudo soar muito turístico, a chave da questão é conseguir um lugar para ficar em uma das fazendas ou pensões dos vilarejos ao redor; aí então você pode dar um pulo na cidade para tomar um gostoso sherbet, comer e assistir a uma peça em um dos três diferentes teatros localizados à beira do rio.
Quando estiver em Stratford, aproveite bastante o rio. O canal Stratford-upon-Avon encontra o rio Avon na Bancroft Basin e passa em frente ao Royal Shakespeare Theatre. Esse fluxo de água é uma das maiores atrações de Stratford, dando ao turista a oportunidade de fazer cruzeiros, remar, fazer canoagem, andar de chalana ou simplesmente passear e descansar nos gramados da margem.
Além dos principais locais turísticos, não perca a Holy Trinity Church. Localizada no centro antigo, tem transeptos do século 13 e torres de meados do século 18. Na igreja está a tumba de Shakespeare e de sua esposa, além de cópias dos documentos do batismo e enterro de William.
História Local
Um lugar pitoresco às margens do rio Avon, Stratford foi povoada pelos anglo-saxões antes de se tornar um mercado promissor na época medieval. Seu destino mudou quando William Shakespeare nasceu aqui em 1564, e voltou aposentado em 1610, após uma carreira de sucesso em Londres. Embora tenha demorado alguns séculos até o boom turístico que conhecemos hoje – são 3 milhões de turistas por ano, para uma cidade de 23 mil habitantes - Stratford continua sendo uma agitada pequena cidade comercial com poucas indústrias. Fora o turismo, a indústria do alumínio e da construção naval são as únicas empregadoras da cidade. Política Local
É preciso melhorar a questão do trânsito na cidade. Recentemente foram introduzidas ciclovias e esquemas de estacionamento. Stratford-on-Avon é mais conhecida por dois políticos famosos dos anos 1960: o parlamentar John Profumo e suposto parlamentar Screaming Lord Sutch.