Split - Croácia

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Split - Croácia

O foco da cidade está em torno do calçadão com palmeiras às margens do Adriático, do Riva, e em torno do palácio romano Diocleciano. Esse enorme complexo retangular caiu em desuso no século 6º, 300 anos após ter sido concluído. Desde então, os habitantes de Split ganham a vida com dificuldade em suas incontáveis alcovas e becos. 
Hoje, seus muros de dois metros de largura escondem inúmeras lojas, bares e escritórios. As crianças jogam futebol sob os pesados varais de roupas, os gatos perambulam pelos becos escuros e as vibrantes músicas dalmacianas são ouvidas das ruas. Andar sem rumo pelo palácio é algo inesquecível. Os quatro portões guardam as entradas principais: Ouro, Prata, Ferro e Bronze. 
O último dá acesso ao Riva, através do porão do velho pátio central do palácio. Grande parte da fortaleza está sendo reconstruída, então está coberta por andaimes. Em meio ao caos, dois marcos se sobressaem: o pátio de Peristil, um cruzamento importante e, ao seu lado, a Katedral Sveti Duje. 
O mausoléu de Diocleciano foi convertido em vilarejo durante a Idade Média e, graças à reconstrução durante o século 20, ganhou finalmente portas entalhadas, um púlpito e um campanário com vistas panorâmicas para o palácio. Esse layout merece uma análise mais profunda – foi estudado pelo arquiteto escocês Robert Adam no século 18 e mais tarde influenciou projetos simétricos georgianos em Bath, Bristol e Londres. Entrando pela Porta de Bronze (Bronze Gate), os moradores passeiam por ali aos domingos e aproveitam os cafés ao longo do calçadão Riva, hoje conhecido por Obala hrvatskog narodnog preporoda – haja fôlego. 
É aqui que a cidade se encontra e passa as tardes batendo papo nos cafés. Se quiser um programa mais erudito, vá à casa do escultor Ivan Mestrovic (Setaliste Ivana Mestrovica 46, 340 800, fecha seg), projetada em 1930. Ali perto você pode ver os famosos entalhes em madeira no galeria/villaKastelelt. Com um único ticket você entra nos dois. 
Nenhum dos outros modestos museus – arqueológico, histórico, marítimo – vale a pena a não ser que se tenha um interesse especial sobre o assunto. Muitas pessoas gostam de passear por Bacvice, a leste da estação de ônibus, onde há um moderno complexo de lazer de frente para uma pequena praia. Os hotéis principais estão localizados perto dos restaurantes, bares e casas noturnas de frente para o mar.