Shannon - Irlanda

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Shannon - Irlanda

Batizado com o nome do rio em frente, o aeroporto Shannon é a porta de entrada para a região de Lower Shannon. As duas atrações são as cidades históricas de Limerick e Ennis, com seus penhascos pitorescos na costa selvagem, os castelos e a música tradicional.
Os turistas descobriram a região nos anos 1950, atraídos pela restauração do bonito Bunratty Castle, do século 15. Limerick é a terceira maior cidade da Irlanda e deu duro tentando reinventar a sua imagem: dizem que as cenas de extrema pobreza retratadas no filme de As Cinzas de Ângela, a versão de Frank McCourt da vida miserável da cidade, tiveram que ser gravadas em outro lugar, já que não havia mais nenhuma área ali que passasse a impressão de tamanha desgraça.
A cidade propriamente dita tem duas atrações principais: a histórica King’s Island e a moderna Newtown Pery, caracterizada por terraços georgianos, o verdejante People’s Park, além de bares e restaurantes. A maior parte dos novos investimentos está no cais. Ao longo do leito do rio, o King John’s Castle, do século 13, lembra o passado tumultuado de Limerick.
O Centro Artístico Belltable é um teatro magnífico, onde há música ao vivo. Assim como Limerick, Ennis tem orgulho de lembrar seu intrigante passado. O monumento da torre dedicado à memória do herói local Daniel O’Connell é o ponto de partida natural para o passeio pelas ruas estreitas da cidade.
Ennis é animada – dê uma olhada na vizinha O’Connell Street, com suas fachadas dos anos 1950. Há duas atrações principais: o Clare Museum é um dos melhores da Irlanda em abordagem multimídia do contexto histórico do país; e as ruínas de Ennis Friary têm entalhes delicados e tumbas decoradas. Para arte nova e antiga, a Glór Gallery tem obras de artistas da mídia e no auditório há eventos musicais.
Para os turistas mais agitados, há passeios a cavalo, golfe, caminhadas, esportes aquáticos, entre outras atividades. Na região está o Knappogue Castle, com um romântico jardim murado. Os Cliffs of Moher, a oeste de Ennis, são oito impressionantes quilômetros de paredões feitos de rochas e que mergulham no Atlântico. Em direção ao interior, a região de Rurren tem incríveis rochas de calcário isoladas – e o lugar é uma ótima opção para longas caminhadas.