Copa com EUA e Portugal em Manaus e voos regulares animam agências

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Avião que pousou emergencialmente em Salvador, tinha como destino Portugal (Foto: Reprodução/TVBA)
Manaus receberá seleções de oito países durante os jogos da Copa do Mundo de 2014. A presença desses times e a existência de voos diretos que ligam as cidades de Lisboa e Miami a Manaus animam o setor turístico local. Proprietários de agências de viagens estão otimistas e já prepararam pacotes para o visitante nacional e estrangeiro.
Para o empresário Jorge Abrahão, proprietário de uma agência de viagens, é preciso pensar nos turistas que chegarão a Manaus nesses voos. "O mercado virou. Com a definição, vamos começar a trabalhar o receptivo local. Manaus está ligada diretamente com a Europa e com os EUA e é preciso pensar nesse público", disse.
A também proprietária de agência de turismo Carolina Ferreira está otimista, mas destaca que é preciso investir em questões estruturais. "Em relação a pacotes, temos para dar e vender. Quando você vai para qualquer lugar, você busca estereótipos, diferenças culturais, e isso nós já oferecemos, estamos na Amazônia. Mas não podemos esquecer de investir na estrutura turística local para não deixar a desejar", alerta.
Segundo a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur),  os atrativos naturais, culturais e a disponibilidade de voos que ligam a América do Norte e Europa com a Amazônia devem fazer crescer pelo menos 15% o volume de turistas em Manaus durante 2014.
Ainda de acordo com a Amazonastur, as agências de viagens do Amazonas prometem oferecer pacotes especiais e intensificar a venda de passeios e hospedagem em municípios como Presidente Figueiredo, Parintins, Iranduba. Para o órgão, os atrativos naturais da floresta amazônica e manifestações populares, como o boi-bumbá,  também devem despertar o interesse dos turistas durante a Copa.