As Atrações de Parati

domingo, 25 de agosto de 2013
Tombada pelo Patrimônio Histórico em 1958, Parati conserva ainda hoje um dos mais harmoniosos conjuntos arquitetônicos do País. O casario colonial mantém as características da fundação da cidade, no século XVI. E suas ruas – calçadas em pedra –, chamam a atenção dos quem vêm de fora: a maioria delas tem dois nomes, um oficial e outro popular. As principais atrações ficam por conta do Centro Histórico - abrange praticamente toda a cidade - que oferece diversos locais abertos à visitação como a antiga cadeia, um forte, museus, casas de artesanato e igrejas.

Parati foi um importante centro comercial no período colonial. Durante o século XVIII, seu porto era utilizado para embarcar para o Estado do Rio de Janeiro o ouro trazido do Estado de Minas Gerais pelo antigo Caminho do Ouro. No século seguinte, serviu para exportar o café produzido no Vale do Paraíba, localizado nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Com a implantação da ferrovia entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, no final do século XIX, o porto perdeu importância e a cidade passou por um período de esquecimento. Somente com a abertura de novas estradas, na década de 1970, a beleza de Parati foi redescoberta, tornando-se ponto turístico de fama internacional, oferecendo aos visitantes boas pousadas e excelentes restaurantes. 
Localizada em uma baía com mar azul e límpido, Parati tem também numerosas praias - algumas ainda sem urbanização e com vilas de pescadores. Para os mais aventureiros, há passeios de barco e ótimos locais para mergulho nas ilhas vizinhas.

Eventos
Carnaval
Em Parati os foliões curtem a festa em Blocos de Mascarados e de lama.

Festival da Pinga
Acontece sempre no terceiro final de semana do mês de agosto. Traz degustação de cachaças produzidas pelos engenhos locais, shows musicais e barracas de comidas típicas da região.

Festa do Divino
Tradição trazida das ilhas de Açores e da Madeira no século XVIII, a festa é celebrada durante dez dias. Há procissões e danças típicas. Acontece sempre 40 dias depois da Páscoa – seguindo os rituais da igreja Católica.

Festa Literária Internacional
Acontece sempre no mês de julho. Reúne escritores nacionais e internacionais de todos os gêneros para lançamentos e divulgação de novas publicações, reedição de grandes sucessos. Também ocorrem debates e palestras sobre o tema.

Atrações
Centro Histórico
As atrações estão espalhadas por toda a cidade e devem ser percorridas a pé, visto que as principais vias são fechadas para o trânsito de veículos, no Centro Histórico. O passeio pode começar com a visitação externa à antiga Câmara Municipal, construída no século XIX. Na casa da Cadeia – ou simplesmente Quartel de Patitiba -, construída no século XVIII, estão a biblioteca e a pinacoteca. Há também a Casa da Cultura, de 1754, com lojas de artesanato, livraria, espaço para realização de eventos e uma exposição que conta a história da cidade. As principais igrejas são: a Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, de 1873, e adornada em estilo neoclássico; a de Santa Rita dos Pardos Libertos, cartão postal da cidade, construída em 1722 e onde fica o Museu de Arte sacra; a de Nossa Senhora das Dores, com sacadas internas feitas em madeira rendilhada; e a de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, erguida pela mão-de-obra escrava, em 1725.

Baía de Parati
É um dos lugares mais bonitos do litoral brasileiro. Pertence à baía da Ilha Grande e tem águas calmas e claras. Estas características fazem do local um destino ideal para passeios e para a prática de esportes náuticos - como o mergulho e a vela.

Mergulho
Com suas águas calmas e claras, Parati pode ser considerada a capital do mergulho brasileiro. Por ser "uma baía dentro da baía da Ilha Grande", dificilmente há necessidade de se suspender uma saída para o mar devido ao mau tempo. Várias operadoras de mergulho trabalham na região, sendo Parati o ponto favorito para o batismo dos novatos. Ali é fácil alugar roupas, equipamentos, conseguir barco ou até mesmo fazer um curso de mergulho completo. Os locais mais indicados para essa prática são a ilhas Catimbau, dos Ganchos, Comprida, dos Ratos, Meros e do Algodão; e entre as praias mais propícias, destaca-se a Praia Grande da Deserta.

Marinas
Parati é um porto privilegiado para o turista náutico. Possui ampla estrutura de marinas e todos os serviços náuticos necessários para o conforto e segurança de sua embarcação. Suas ilhas e praias são verdadeiros convites à navegação.