Para quem vai viajar em veiculos automotores, MUITA ATENÇÃO - Detran promete fiscalização sobre o extintor veicular com carga de pó ABC

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

O novo extintor tem adicionado em sua composição a substância necessária para combater incêndios do tipo “A”.

O Departamento Estadual de Trânsito-DETRAN vai cumprir o que determina a legislação: fiscalizar os veículos e fazer o registro do auto de infração ao proprietário do veículo que não tiver o extintor com carga de pó ABC. O valor da multa é de R$ 127,00 e com 5 pontos na CNH do proprietário do veículo. 

Segundo a assessoria de comunicação do órgão, não haverá nenhuma alteração nos procedimentos do DETRAN, enquanto não houver pronunciamento do Conselho Nacional de Trânsito Contran sobre a falta do produto no mercado. 

A Resolução número 333 do Contran foi publicada no dia 6 de novembro de 2009. Portanto, o prazo de vigência do uso do extintor com carga de pó ABC foi definido com uma antecedência de 6 anos.


O extintor de incêndio de pó químico tipo BC equipou os carros fabricados até 2004, já os carros fabricados a partir de 2005 passaram a ser equipados com extintores de incêndio de pó químico do tipo ABC. Portanto os proprietários de veículos automotores fabricados até 2004 deveriam ter regularizado seus extintores até 31/12/14, atendendo à resolução CONTRAN.

O novo extintor tem adicionado em sua composição a substância necessária para combater incêndios do tipo “A”, como por exemplo, no estofado do carro. Este extintor tem validade de cinco anos e é descartável, o que equivale dizer que não pode ser recarregado. Ao condutor fica a responsabilidade de verificar periodicamente se o extintor continua pressurizado, condição esta que possibilita que seja expelida a carga quando houver necessidade. A imagem abaixo exemplifica bem, o ponteiro do indicador de pressão estando na área “verde” indica que o extintor está pressurizado, estando na área “vermelha” o extintor está despressurizado e deve ser trocado por um novo.